Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NASCIDOS CATÓLICOS

Amordaçados, sem liberdade de escolha, nascem assim, crescem assim e rumam ao inferno pensando que o purgatório existe. Enganados, seguem crendo em homens, na contramão daquela que dizem ser A Palavra de Deus.

NASCIDOS CATÓLICOS

Amordaçados, sem liberdade de escolha, nascem assim, crescem assim e rumam ao inferno pensando que o purgatório existe. Enganados, seguem crendo em homens, na contramão daquela que dizem ser A Palavra de Deus.

Que grande confusão Aloysio! O que é a "igreja" para ti?

"Maria Helena
Á respeito de que você informou que toda pessoa é inspirada pelo Espírito Santo, tenho acrescentar-lhe uma observação:
Para entender a bíblia você deve ser igreja. Deve primeiro ter fé para interpretar a bíblia.
A bíblia foi escrita dentro de uma visão e ela deve ser interpretada dentro do mesmo  espírito com a qual ela foi escrita. Sempre devemos entrar na igreja para podermos ler a bíblia Não posso pegar a Sagrada Escritura e interpretá-la ao pé da letra, sem entrar  dentro da dinâmica da fé da igreja.
Lemos na 2 Pedro 1, 20,21. Diz assim:  "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia foi proferida da Escritura é de interpretação pessoal.Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana, homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus."

Portanto, você não pode interpretar a bíblia sozinha. Estes versículos vão totalmente contra a doutrina Calvinista  de livre exame da Sagrada Escritura. Livre exame para Calvino, não é apenas ter uma bíblia em  casa. É interpretar a bíblia do jeito que a pessoa quiser. Da maneira que os protestantes fazem. Portanto, as profecias contidas no texto não devem ser de objeto de interpretação particular. Você deve interpretar a bíblia em sintonia com a igreja e sempre igreja. Ai sim, você vai entender o que é bíblia."

 

Aloysio:

Primeiro, eu nunca disse "que toda pessoa é inspirada pelo Espírito Santo", eu disse e reafirmo que todos os FILHOS de Deus são templo do Espírito Santo e são orientados por Ele.


Para interpretar a Bíblia eu tenho que ter o Espírito Santo a revelá-la ao meu coração e à minha mente. Jesus prometeu: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26).

Para ter o Espírito Santo eu não tenho que pertencer a uma instituição religiosa, a uma organização fundada por homens, eu tenho sim que nascer de novo, ser membro da igreja de Cristo, a Sua Noiva, a igreja constituída pelos salvos, alvos, lavados e remidos no sangue do Cordeiro. Depois, é só confiar na promessa de Jesus: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

Quem inspirou os homens a escrever os livros e as cartas que compõem a Bíblia foi o Espírito Santo! Só Ele a pode revelar aos que são Seus.

A Bíblia não é entendida dentro das paredes de uma "igreja" seja ela qual for, mas sim no coração de cada filho de Deus. De cada homem, mulher ou criança regenerados. Sabes porquê? _ Porque o homem natural, não regenerado "não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Coríntios 2:14) Jesus disse que havia um motivo para que muitos não entendessem a Sua Palavra: "Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes." (João 8:43-45).

Diz-me: como é que durante centenas de anos se podia entrar na tua "santa madre igreja" e "ler a Bíblia dentro da dinâmica de fé da igreja" se o povo era expressamente proibido de ler a Escritura, se ela não era ensinada ao povo e se era escrita numa língua incompreensível para a maioria da população?
Realmente não. Os católicos (e não só) não podiam pegar da Escritura e lê-la ao pé da letra porque eram barbaramente assassinados se o fizessem. Não é isso que a Palavra de Deus nos ensina: "E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." (2 Timóteo 3:15).
Só as Sagradas Escrituras podem dar-nos sabedoria e dirigir-nos à salvação em Cristo.

Os versículos da carta de Pedro que mencionas dão aos verdadeiros cristãos a certeza de que o Espírito Santo, e só Ele, revela a Palavra do Pai ao coração dos seus filhos. A Palavra de Deus não é de particular interpretação, por isso, a ICAR não tinha o direito de a interpretar, desobedecer, acrescentar e manipular a seu bel-prazer como se estivesse acima da Escritura. E, muito menos de proibir ao povo o acesso à Palavra do Criador.

Nenhum versículo da Bíblia vai contra a doutrina Calvinista porque a doutrina Calvinista é a própria Bíblia. Calvino não ensinou nada que não pudesse ser provado e comprovado pela Escritura.
Ele errou? Sim. Errou muito quando imitou a ICAR e ordenou a condenação à morte de seres humanos! Mas, não temos relato na Bíblia acerca de nenhum homem perfeito que nunca tenha pecado, a não ser Jesus. David, um homem que a Bíblia nos diz ser "segundo o coração de Deus", também ordenou a morte de alguém e adulterou...

A Bíblia é a Palavra de Deus para os Seus filhos! Não um código pertencente a uma instituição humana que apenas pode ser decifrado por ela.

 

_ Como é que se pode entender a Bíblia sob a orientação da tua igreja, a ICAR, se ela não obedece à Bíblia e se acha acima da Palavra do próprio Deus?
_ Porque é que não consegues entender que a instituição "ICAR" não tem nada a ver com a igreja de Cristo?

_ Que mesmo tendo sido uma das igrejas (a de Roma) fundada por Paulo, a ICAR apostatou ao longo dos anos e desviou-se da fé e do ensino dos apóstolos?

Eu digo-te:
Infelizmente, tu fazes parte daqueles: "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."  (2 Coríntios 4:4)